Puma o Esportivo "Made In Brazil"
Olá galera, hoje irei falar sobre um esportivo nacional produzido de 1967 a 1995, um dos carros mais famosos dotado de mecânica VW a ar mas não era produzido pela VW, o Puma GTE, foi um carro marcante para a nossa industria, afinal foi um dos primeiros fabricantes Nacionais de veiculos automotores, produzindo desde os famosos "Puminhas" a caminhões
Ao contrário do que muitos pensam o Puma não nasceu "volkswagen" ele nasceu "DKW", criado por Rino Malzoni e Anizio Campos em um sitio na cidade de Matão - SP
Anisio Campos o Desenhista |
Rino Malzoni: Piloto e um dos idealizadores do projeto! |
Entusiastas de automobilismo, eles já estavam envolvidos em projetos automotivos anteriores, principalmente na construção de carros de corrida. A ideia de criar um esportivo leve, ágil e acessível para o mercado nacional surgiu com o desenvolvimento do Puma GT, um carro que não só despertou o interesse do público como também demonstrou as capacidades técnicas e de design da nova empresa.
Conhecido como o Puma GT, sua mecânica e Chassi eram o mesmo do Belcar.
DKW Belcar: Mecânica 2 tempos, 3 Cilindros em Linha de acordo com dados de época sua potência se igualava ao motor 3cc do Aero Willys |
Além do fator do motor 2 tempos que proporcionava grande potência sua carcaça era feita em fibra de vidro, ficando conhecido posteriormente como Puma DKW, sendo produzidas no total de 170 unidades até a compra da DKW pela volkswagen.
Puma "DKW" GT |
Um chassi VW com armação VW ao lado do Lendário GT Malzoni, este viria a ser o chassi de testes do primeiro Puma VW! |
Foto do primeiro protótipo do Puma Volkswagen! ainda não terminado faltando alguns detalhes como frisos e o para choque traseiro. |
Pode se reparar que a frente deste primeiro protótipo ainda não possuia os aros de faróis e nem a bolha protetora, além da ausência dos para choques |
Após um longo periodo de testes e criação de peças o primeiro Puma VW aparece completo na Auto Esporte de 1968 |
Exportação e Reconhecimento Internacional
O sucesso da Puma no Brasil foi tão grande que, em pouco tempo, a marca começou a exportar seus modelos para outros países, especialmente os Estados Unidos e Europa. No mercado externo, a Puma era vista como uma alternativa acessível e exótica aos carros esportivos europeus. Essa fase de expansão internacional solidificou a imagem da Puma como uma fabricante capaz de competir em um cenário global, algo raro para empresas brasileiras na época.
O Declínio da Marca
Tentativas de Retorno
Nos anos seguintes, houve diversas tentativas de reviver a Puma, mas nenhuma delas alcançou o sucesso esperado. Apesar de sua produção ter sido retomada em pequenas escalas por diferentes grupos empresariais, o impacto original da marca nunca foi totalmente recuperado. No entanto, o legado da Puma permanece vivo, com inúmeros clubes de colecionadores e eventos dedicados a celebrar seus modelos clássicos.
Crises econômicas e mudanças no mercado
Apesar do sucesso, a história da Puma Automóveis também foi marcada por dificuldades. A crise econômica que atingiu o Brasil durante os anos 1980 e a alta inflação prejudicaram severamente a produção e comercialização dos veículos da marca. Além disso, com o mercado automotivo se tornando cada vez mais competitivo e o avanço tecnológico de outras fabricantes, a Puma começou a perder espaço.
Outro fator que contribuiu para o declínio foi a saturação do mercado de esportivos de baixo custo, com a chegada de concorrentes mais modernos e eficientes. O uso contínuo da mecânica Volkswagen a ar, que era simples e confiável, começou a ser visto como ultrapassado em comparação com os motores mais avançados oferecidos por outras marcas.
O fim da produção
Em 1985, a Puma Automóveis encerrou oficialmente suas atividades. Embora tenham ocorrido tentativas de ressuscitar a marca em anos posteriores, nenhuma delas conseguiu recuperar o brilho e o sucesso alcançado nas décadas anteriores. Ainda assim, o legado da Puma continua vivo entre os entusiastas de carros clássicos no Brasil e no exterior.
O Legado da Puma
Colecionadores e entusiastas
Mesmo após o encerramento da produção, os veículos da Puma continuaram a ser altamente valorizados por colecionadores e entusiastas de carros clássicos. Hoje, os modelos da marca são presença garantida em encontros de carros antigos e exposições automotivas. O estilo inconfundível e a história rica dos veículos fazem da Puma uma marca muito respeitada no mundo automotivo.
A importância da Puma para a indústria automotiva brasileira
A Puma Automóveis representa muito mais do que apenas uma fabricante de carros esportivos. Sua trajetória simboliza a capacidade brasileira de criar produtos inovadores e de alta qualidade, capazes de competir em um mercado global. O uso de tecnologias simples, porém eficientes, como a mecânica Volkswagen, mostrou que é possível combinar design e performance sem comprometer a praticidade e a manutenção.
Conclusão
A história da Puma Automóveis é um testemunho do espírito inovador e do talento brasileiro para criar algo único e marcante. Mesmo enfrentando desafios econômicos e de mercado, a marca deixou uma marca indelével no cenário automotivo nacional e internacional. Para os fãs de carros esportivos e do universo Volkswagen a ar, a Puma será sempre lembrada como um ícone que combinou estilo, performance e simplicidade mecânica de forma inigualável.
Nenhum comentário: