5 Curiosidades sobre o VW Fusca que você não Fazia Ideia!


Descobrir curiosidades sobre o Volkswagen Fusca pode ser uma tarefa muito divertida, especialmente se você é fã desse icônico carro. O Fusca é um dos modelos mais emblemáticos da história automotiva, e sua popularidade perdura até hoje. Para ajudar a descobrir algumas curiosidades interessantes, compilamos informações de diferentes fontes sobre o assunto. Vamos lá?

1 O nome do Fusca

O nome do carro varia de acordo com o país. Na Inglaterra e nos Estados Unidos, o Fusca é conhecido como "Beetle", que em inglês significa besouro. Na Espanha, o carro é chamado de "Escarabajo", que também significa besouro. Não é difícil perceber a semelhança entre o formato do carro e o de um besouro, não é mesmo?

O nome Fusca no Brasil se deu por conta de uma pronúncia da palavra "Volks" que em alemão se pronúncia "Folks", esta pronúncia da palavra foi se abrasileirando até chegar na palavra "Fusca", onde foi adotada oficialmente como emblema do carro à partir dos anos 80.

As evoluções de carrocerias do Fusca ao longo dos anos no mundo.

2 Fabricação por mais de 60 anos

O Fusca foi fabricado por mais de 60 anos, de 1938 a 2003. A última linha de produção do Fusca encerrou suas atividades no México, em 30 de julho de 2003, onde foi produzido o último Fusca do mundo. O Volkswagen Tipo 1, como também era conhecido, é considerado o carro mais vendido de todos os tempos, com mais de 21 milhões de unida des produzidas em todo o mundo.

3 Carro acessível

O Fusca foi originalmente criado para ser um carro extremamente barato, de modo que o povo alemão pudesse comprá-lo durante a Segunda Guerra Mundial. A ideia era criar um carro simples, que pudesse ser produzido em massa e que fosse acessível para as massas. Foi um sucesso, e o Fusca tornou-se rapidamente um dos carros mais populares da Alemanha e de todo o mundo.

4 O Fusca e a Família Matarazzo

Você sabia que a Família Matarazzo, uma das mais ricas e influentes do Brasil, teve uma importante participação na história do Fusca? 

Os Matarazzo foram responsáveis por trazer a produção do carro para o Brasil, em 1953. A ideia era criar uma fábrica para produzir o Fusca no país, de modo que os brasileiros pudessem ter acesso ao carro. A fábrica foi inaugurada em São Bernardo do Campo, e o Fusca tornou-se rapidamente o modelo mais popular do país.

5 Fabricado pela Brasmotor e Vendido em Concessionárias Chrysler

Se engana quem acha que a história da Chrysler com a Volkswagen começa nos caminhões vendidos na década de 80, a história começa nos anos 50, onde os modelos do fusca oval vinham em regime de CKD, onde o carro vinha completamente desmontado e era montado no Brasil. 

Os primeiros fuscas sendo feitos na Brasmotor

Por não haver ainda concessionárias da Volkswagen os primeiros fuscas foram vendidos nas concessionárias da Chrysler do Brasil, totalizando 2.895 carros fabricados pela Brasmotor e vendidos nas concessionárias da marca norte americana.

O Fusca foi um marco na indústria automotiva, tendo sido o carro mais vendido no mundo e tendo desempenhado um papel importante na história do Brasil, sendo um símbolo do desenvolvimento industrial do país. Apesar de ter sido descontinuado em 2003, sua influência ainda é sentida em carros modernos, que se inspiram em seu legado.

Em resumo, o Fusca é um carro que transcendeu gerações e culturas, deixando um legado duradouro na história da indústria automotiva e na memória dos motoristas em todo o mundo. Seu design icônico, simplicidade e durabilidade o tornaram um clássico atemporal que continuará a ser lembrado e admirado por muitos anos.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.