Dupla Carburação: Mitos X Verdades



Bora falar de um assunto polêmico? é um assunto muito polêmico entre os donos de fusca!  Fazer dupla carburação ou não!

Aposto que todo mundo que tem um fusca sempre ouviu falar "O Zé Mecânico disse pra eu tirar os dois carburadores do meu Fusca por que ele fica mais ecônomico!" ou "O Jão disse que 2 carburadores da muito pau, ele me adaptou um carburador assim assim assado, é um ótimo mecânico" e assim prosseguem os defensores da carburação simples! 

Como muitos sabem existem enormes tópicos e threads de discussão na internet sobre carburação dupla em fusca e derivados, pois para alguns mecânicos isto parece ser um pecado, e muitos donos se convencem que o mecânico sabe mais que este cara 

Você não sabe quem é? é o Professor Ferdinand Porsche o pai do fusca! Engenheiro Militar e Automotivo

Desde o inicio de seus estudos sobre motores Boxer o professor Porsche analisava o uso de carburação dupla, se mostrando mais eficaz que carburação simples, mas eu não vou simplesmente falar que é bom por que eu penso, andei pesquisando em comunidades, sites, com pessoas que entendem bastante sobre o assunto
Nota: Estas foram as conclusões que eu tirei, pode ser que muitos não concordem, mas não sou dono da verdade, e nem pretendo ser, caso eu tenha dito alguma besteira aceitarei correções 

Abaixo colocarei meus argumentos separados e detalhados para um melhor entendimento:

Carburação Dupla

O Conceito de carburação dupla segue aquela frase que a avó da gente sempre dizia "Duas cabeças pensam melhor que uma", e sim realmente no motor Boxer faz diferença, afinal como sabemos, o Motor Boxer é um motor de 4 Cilindros Contrapostos(Cilindros Opostos), abaixo uma imagemque ilustra bem 
Este motor é um 1500 (pelo menos é o que dizia a imagem) e sim ele está com carburação simples, afinal a própria VW soltava ele de fábrica assim, porém de acordo com estudos até o motor 1500 a carburação simples servia bem ao seu propósito, salvo aquela velha história que dizem que o motor 1500 é o 1300 um pouco mais forte, mas não chega perto do 1600! 

Propaganda de Época da VW explicando as vantagens da Carburação Dupla, Clique na Imagem Para Ampliar (Créditos da imagem: volkspage.net)

Ae é que vem os argumentos, como se sabe, desde seu lançamento no (VW 1600 "Zé do Caixão) saia com motor 1600 Simples e capela baixa, assim como a Brasilia que também fora lançada com carburação simples, porém, devido aos cilindros contrapostos a carburação simples fornece subalimentação em rotações mais baixas, ou seja: você precisa pisar mais, para mandar mais combustível e manter seu carro bem acelerado, diferente do que muitos pensam, sacrificar potência não significa economia, afinal o esforço do motor será maior do que o necessário para realizar as tarefas, sim como muitos já devem ter pensado a carburação dupla faz a alimentação do motor ser Equalizada! Isto mesmo e ae entramos no ponto que os "Mexânicos" de plantão tem medo! 

Equalização de Carburadores: A equalização consiste em fazer os dois carburadores trabalharem com taxas de admissão idênticas, assim sendo dividindo o trabalho que seria feito por um carburador apenas com coletor simples para dois coletores, dois carburadores, e então terá aquele espertinho que vai dizer "Se eu colocar um carburador de corpo duplo vai resolver", BAAANG! Errado,  pode até dar a impressão que mudou, mas você volta ao problema anterior, você tem um coletor simples, mesmo fazendo no coletor Original do fusca de carburador simples o seu carburador vai trabalhar mais logo desregulando mais rápido, e desgastando também, existem muitas "Técnicas" (pra não dizer gambiarra) para adaptar corpo duplo no fusca, porém não compensam muito pois dificilmente o acerto fica bom, normalmente os donos tem uma grande decepção, então a melhor opção seria manter dois carburadores Equalizados;

Mesmo por que de acordo com testes de Revistas Especializadas de Época Motores Boxer demonstraram mais ecônomia e desenvoltura com dupla carburação.

E agora você me pergunta: "como assim mais econômico? Eu to colocando um carburador a mais, to colocando mais potência no motor, você ta é de balela!"

Por estes motivos que você vai ter mais economia  imagina aquela subida na pista que você precisa manter potência e velocidade, se o seu motor estiver "enforcado" com carburação simples, você terá que pisar mais, logo seu carburador vai mandar mais gasolina, muitas vezes dando excesso, ou simplesmente fazendo seu carro perder potência, fora que você pode causar: Aumento de Temperatura Excessivo pelo esforço desnecessário(Afinal refrigeração é um ponto critico em motores a Ar), Pode provocar aquecimento da bomba de gasolina devido ao motor não responder como deveria.

Agora quando você tem dupla carburação devidamente equalizada os Cilindros serão alimentados igualmente, você fará menos esforço, logo aumentando a vida util do seu motor e das peças pois você "afunda" menos o acelerador.

Okay então você comprou os dois carburadores, seu mecânico diz que não compensa, que não adianta fazer dupla carburação que você esta perdendo tempo, Pois bem: Mude de Mecânico, encontre um mecânico com competência para fazer o serviço, pois desde os motores 1200cc se sabe que a melhor forma de melhorar a performânce de um motor Boxer é com carburação dupla! (logicamente você precisa fazer tudo corretamente, em caso de motores 1200,  e 1300, e 1500 pode necessitar a troca de comando, reforços e mais algumas modificações para você sentir um bom ganho de performance).

Espero poder ter ajudado, e se eu disse qualquer besteira Poste nos comentários

24 comentários:

  1. Concordo em tudo que vc comentou, dupla é sem dúvida melhor que simples!

    Caso contrário a VW não teria utilizado o mesmo e nem enaltecido em suas propagandas!!

    Parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
  2. Só para acrescentar algo:

    A carburação simples também faz o motor consumir mais devido a condensação da mistura no coletor de admissão. Como o coletor é extremamente longo, a mistura de ar mais combustível formada no carburador acaba voltando a virar líquido nas paredes do coletor, prejudicando bastante a queima na cãmara de combustão. Via de regra, quanto mais curto o coletor de admissão, mais favorável a subida de giro e economia de combustível, isso vale para qualquer motor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, o simples fica um cheiro forte de gasolina no escape

      Excluir
  3. Com certeza, já dirigi veículos do mesmo modelo, no caso VW Brasília, por uma distância de 180 km e, o gasto de combustível foi maior na carburação simples, bem como desempenho foi inferior nitidamente.

    ResponderExcluir
  4. Acontece o seguinte, o mecânico não sabe regular e não pode dizer isso pro cliente que há tanto tempo confia nele, então diz que 2 carburadores não funcionam direito e sugere a troca pelo simples.

    Em outros casos o cara compra um fusca porque dá pouca manutenção, então não vai querer visitar o mecânico (quando existe um que sabe mexer) de 6 em 6 meses aí desregula e o cara tem que morar no posto de gasolina, então ele quer trocar pela simples porque é mais econômica e dá menos manutenção.

    Abraço galera! e lembrem-se: 2 cabeças pensam melhor que uma!!

    ResponderExcluir
  5. Excelente post, o pessoal normalmente se da´mal com carburação dupla em vw-ar por que normalmente o pessoal compra carburadores velhos e que já foram muito fuçado ai com certeza é dor de cabeça na certa..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas se forem bem restaurados e reparados voltam à vida perfeitamente, nada que um bom mecânico não resolva

      Excluir
  6. Você me salvou de entrar numa fria porque o mecanico dizia exatamente q dupla carburação não presta e eu iria colocar um só na kombi,obrigado !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, se o seu mecânico diz isso é porque ele não sabe equalizar

      Excluir
    2. Cara tu saiu e uma feia mesmo logo na kombi que é mais pesada aí que precisa da dupla mesmo.

      Excluir
  7. Você não escreveu nada errado, aliás, muito certo, acontece que a maioria dos "mechânicos" não tem o conhecimento da teoria e aliado a falta contumaz de manutenção e a falta de dinheiro para colocar peças originais de ótima qualidade resulta nesses comentários infelizes sem nenhum fundamento da mecânica, tenho fusca 1678 cc com carburação simples, MAS com toda certeza do mundo vou trocá-la por dupla carburação, eliminando falta de potência em subidas e aquecimento que leva a pré-ignição e detonação no motor. Ótima matéria a sua, parabéns.

    ResponderExcluir
  8. O problema é como regular... Por aqui os mecânicos nem sabem o que é carburador!! Eu mesmo (como quero ser restaurador) vou aprender a regular...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se vc se interessatem esse vídeo do tonella que ajuda muito: http://www.aircooledbr.com.br/2013/06/equalizacao-e-regulagem-da-dupla.html

      Excluir
  9. Alterar a mecânica testada pelos engenheiros da fábrica é burrice. Se seu carro tem dupla carburação o inteligente é mantê-la.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Beleza Rafael, mas e se for o contrário? Vale a pena converter um fusca com carburação simples para carburação dupla? Abraço...

      Excluir
    2. Olha, eu vou te falar, o projeto original do motor boxer é para 2 carburadores, porém por questões de ecônomia da volkswagen alguns modelos saiam com carburação simples por ser mais fácil de montar, mas em um motor de cilindros contrapostos como o fusca, o uso de 2 carburadores auxilia muito, afinal, pensa no ganho tendo os carburadores com a alimentação mais próxima, pois com o coletor da carburação simples você tem um caminho maior do combustível até o cilindro

      Excluir
  10. Muito bom... E eu já tava querendo tira os meus... Valeu amigo pela dica...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não vale apena tirar, vale bem mais apena regular ou dar aquele talento neles, que bem regulados, a eficiência do seu carro aumenta em até 15% (parece pouco mas com o preço atual da gasolina rsrsrsrs)

      Excluir
  11. Tive um gol com dupla, não achava nem beberrão, nem problemático, meu mecânico era fera, pena que hoje só quer saber de injeção eletrônica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você tiver um bom mecânico ele vai sempre presar pela originalidade ou pelo que for melhor para o seu veículo, o que eu já vi gol BX ficando zuado por causa de adaptação de carburação simples mal feita

      Excluir
  12. A dupla carburação do Fusca com varetas e coletores da certo no gol BX 1600

    ResponderExcluir
  13. Tenho um 1600 S BIZORRÃO 1974 mod. 75 esta comigo desde 1976, comprei dois carburadores SOLEX novos e as varetas novas. Afinal ele merece pois todas as peças estavam desgastadas, o BIZORRÃO ficou show, além de andar é muito econômico.

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.