Alta dos Preços vs Roubos!


Sim hoje eu estou afim de fazer uma polêmica, mas uma polêmica boa!



Estes dias estava foleando uma revista famosa sobre fuscas, e vi anúncios de 3 garagens famosas do meio do antigomobilismo, resolvi observar os anuncios dos carros declarados "joias raras", pois bem carros com placa cinza, as vezes com algumas alterações de acessórios de época, ou stock mesmo com preços exorbitantes: Fuscas pós 70 com preços acima de R$20.000 (os que não possuiam placa preta), carros declarados como "german look" ou "hot rod" acima dos R$30.000.



Ae você me pergunta: O que isto tem haver com o numero de furtos?

Tudo!



A analise é simples: fusca sempre foi um carro visado por haver muitos rodando, e a necessidade de peças no mercado "paralelo" era alta, principalmente nos ferros velhos sem escrúpulo algum, porém a demanda aumento muito nos últimos anos, sim pois hoje o fusca se tornou um carro "cool", exatamente.

Herbie voltando em 2005 com a famosa franquia dos cinemas
do "Love Bug" ajudando mais ainda a criar o "misticimo"
de um carro descolado em cima do fusca estrelado por Lindslay Lohan

Devido a sua robustez, baixo custo de manutenção e design retro o bezouro começou a atrair muitos jovens que queriam um carro "diferenciado" a um baixo custo, ou mesmo colecionadores com pouco dinheiro, porém, isto acabou se tornando uma faca de dois gumes, pois como sabemos, no Brasil a lei da oferta e da procura é levada muito a risca: você poderia até 1 ano e meio a 2 anos atrás comprar um fusca pré 70 por 7.000 a 9.000, fuscas da década de 70 e 80 por 4500 a 5000, porém os valores mais altos pré 60, inicio de 60 e Itamar/Série Ouro devido a raridade o que chega a ser até lógico, porém hoje a história é diferente, as pessoas pensam que o seu fusca é "reliquia única e jóia rara" mesmo estando descaracterizado ou sendo apenas um fusca "comum" ou simplesmente mal cuidado e judiado pelo tempo como a maioria dos fuscas que vemos por ai.

Mas por que isto?

Cuidado com o vendedor "malandrão" querendo empurrar sua "joia rara"
que só precisa refazer o assoalho e o motor mas que vale 10.000 por que está
"original" ou com "pequenas modificações"
Simples, por que normalmente as pessoas compram pela emoção, e não pela razão, ou seja: você procurou um fusca(ou o carro dos seus sonhos) durante um longo período, e depois de um longo tempo encontrou um carro "pouco judiado" ou bem cuidado em alguma garagem ou de alguma pessoa com certo "conhecimento" do meio do antigomobilismo, e quando vai perguntar o preço da máquina, vem o susto: "olha, te vendo por 10.000 por que eu to precisando muito do dinheiro, mas este caro é raro, é único, dificilmente você vai encontrar um igual, é relíquia, tudo original!".

 Não que eu queira desvalorizar os carros dos outros, longe de mim, mas ta na hora da galera acordar um pouco, eu concordo que um fusca possa valer até 30.000, porém isto vai depender da raridade, infelizmente as pessoas acham que vão conseguir recuperar o pouco investimento que fizeram no carro sem uma placa preta(Um outro assunto polêmico e questionável para outro tópico), lógico que cada um da o valor que da ao carro, mas se não quer vender: não jogue valor alto, com isto você esta influenciando um mercado "burro" e sem "lógica".

Agora chegarei ao que eu quero demonstrar:

você se pergunta "mas por que você falou tudo isto?"

Para entender que: Quanto mais caro for determinado veiculo que não é raro, ele se torna mais visado.

Por exemplo: Uma ferrari é rara e caríssima, porém é um carro difícil de ser roubado, além de você poder contar com seguros e outras questões

Um fusca  não é um carro tão raro e a maioria dos fuscas "originais" não possuem dispositivos de segurança, mas esta virando carro de colecionador, porém as pessoas não sabem diferenciar o que é uma "raridade" de um "fusca comum" (como o meu que é um fusca pro dia a dia mas que de vez enquando eu me meto a ir aos encontros, mesmo que por conta dos dispositivos de segurança nem poderia ser carro de colecionador), o ladrão só tem o seguinte pensamento: "hmmmm posso tirar uma grana boa de um carro destes, ou posso cobrar um valor legal pelas peças separadas!"

Agora entendendo bem este conceito, da para observar melhor por que nossos vw a ar são cada dia mais visados, então se um dia você receber uma oferta e não estiver afim de vender: não jogue um preço alto, e se estiver interessado em comprar um carro, não compre na primeira oferta de "reliquia" que te aparecer, ainda mais que aquela "relíquia" pode ter vindo de uma maneira um pouco escusa, assim como aquelas peças originais que vem daquele "desmanche super barato", então observe bem, pesquise bem, para não ajudar a influenciar este circulo vicioso.

Não quero tacar os valores la embaixo, esta é apenas uma opinião de mais um proprietário preocupado!

Deixe seu fusca "feliz" evite comprar carros e peças de origem desconhecida

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.